segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

1812 de Tchaikovsky e Seus Antagonismos

    A abertura 1812 escrita por Piotr Ilitch Tchaikovsky, mediante encomenda do Czar, para comemoração de 70 anos da vitória Russa sobre o exército napoleônico e o aniversário de coroação do Czar. Esta abertura foi encomendada para ser exposta na Exposição Universal das Artes em Moscou. Apesar de Tchaikovsky não gostar deste tipo de encomenda a aceitou.
   Em 1812 a França venceu a primeira batalha, a denominada "Batalha de Borodin", porém em pouquissímo tempo o exército francês foi derrotado pelo inverno rigoroso russo e por epidemia de tifo, reduzindo o exército de 600.000 pessoas a um pouco menos de 40.000 pessoas. Na obra de Tchaikovsky podemos identificar o antagonismo, com os trechos da "la Marseillaise" - Hino Nacional da França, demonstrando a vitória francesa em Borodin. A "Marcha Eslava" e sons de canhões demonstrando a vitória russa.
  Os canhões presentes na obra são representados por percussões ou por canhões de festim, quando executada em lugares fechados. Porém podemos presenciar canhões de verdade em apresentações ao ar livre, o que dá um toque especial/realista a obra genial de Tchaikovsky.

0 comentários:

Postar um comentário