Há tempos estou refletindo e fazendo fotos sobre os padrões de beleza e estilo de vida, encontrados em nossa sociedade e sobre qual optei para a minha vida. Não consigo aceitar o fato das empresas venderem: falsa felicidade, falsa beleza, falso bem estar, etc, a fim de obterem lucros cada vez maiores. Pouco se importam com o que realmente importa: o ser humano. A gota d'água que fez a barragem de inconformações romper, foi a reportagem da revista de maior circulação em nosso país (não é porque é a de maior circulação, que é a melhor), lançada nesta última segunda-feira (18/04/2016), cujo título é: "Marcela Temer: bela, recatada e do lar" (leia a reportagem aqui).
Nesta reportagem foi valorizado conceitos machistas, intensificando padrões para vestimenta, atitude, beleza, maternidade... Padrões que nós lutamos diariamente para desconstruir.
E não desistiremos da nossa luta. Afinal de contas nem todas as mulheres querem ser "belas, recatadas e do lar", mas todas nós queremos nossos direitos.


"sou bela, recatada e do lar
sou louca, corajosa e do bar
sou luta, valente e da rua
sou sonho, distraída e da lua
sou bicho, feroz e da floresta
sou gente, alegre e de festa
sou mulher onde quer que eu esteja
sou o que eu quiser e não o que diz a Veja"
[grazi]
(Via Feminismo Poético)


"A gente diz que mulher não tem obrigação de ser dona de casa, as minas entendem que não podem ser donas de casa.
A gente diz que mulher não tem obrigação de se depilar, as minas entendem que não podem se depilar.
A gente diz que mulher não tem obrigação de se maquiar pra "ficar bonita", as minas entendem que não podem se maquiar.
A gente diz que o ápice da vida da mulher não tem que ser somente casar e ter filhos, as minas entendem que não podem casar e ter filhos.
A gente diz que mulher não tem obrigação de fazer as vontades dos homens, as minas entendem que não podem fazer as vontades dos homens.
Manas (sim, vocês também são nossas irmãs) anti-feministas, o problema não está no nosso discurso, mas na falta de interpretação de vocês."
(Via Não sou preconceituoso, mas)


Libertem-se dos padrões, vivam o que está dentro de vossos corações!
#belarecatadaedolar


1 comentários:
Adorei o jeito de expor e as fotos tbm Paty!
É incrível como as pessoas problematizam as coisas nao é? A gente fala, explica, dá exemplos, mas se não querem entender parece que nao adianta mesmo...
Tenho colegas que eu marco em diversas publicações de como o feminismo age em prol das mulheres que simplesmente falam que "essas coisas são as feministas legais igual vc, mas a maioria nao é"... A gente fica até sem saber o que responder depois...
Postar um comentário